terça-feira, 30 de outubro de 2007

POLÊMICA LANÇADA!

Tudo que surge, traz consigo pontos positivos e negativos. Se pensarmos nos inúmeros acidentes de carro, - especialmente devido ao mau uso -, veremos que o automóvel pode ser um instrumento de grande utilidade ou uma arma letal. Mas, nem por isso, você desistiu do seu carro. Desistiu?!
Com relação às tecnologias não é diferente.
O conteúdo disponível na rede é destinado a todos os públicos, até os menos convencionais, como: neonazistas, suicídas coletivo, materiais pornográficos, pedófilos, e a lista não acaba nunca!
Como educadores, precisamos estar atualizados e antenados.
Como direcionar internet e educação? Afinal, quem ama bloqueia? Deve haver um limite de tempo de acesso à rede? Jogos, incitam a violência ou ajudam a extravasá-la?
Questões como essa, surgiram da proliferação do uso da rede. E muitas outras surgirão.
Como os educadores devem lidar com esssas questões? Como estar preparado para mediar o uso das diversas tecnologias nas salas de aula, que competem com o velho quadro que só evoluiu na cor e no marcador?
Não há como se abster dessas reflexões. Os educadores estão sendo intimados a se apropriar das tecnologias em benefício dos alunos e seu próprio, enfim.
Durante as próximas aulas, estaremos discutindo esses pontos ainda polêmicos, visando nos preparar melhor para os desafios que a geração net nos propõe.

Um comentário:

caisa cruz disse...

Silvana, como futuros educadores devemos orientar aos alunos sobre tudo que circula na internet, pois na rede existem várias informações boas e ruins, portanto o educando deve ser orientado a filtrar as informações que lhe tragam benefícios.