terça-feira, 9 de outubro de 2007

GERAÇÃO NET

"Meu filho de 5 anos entende mais desse controle remoto, do que eu".
Você já ouviu esta frase? Não! Em que planeta você tem vivido?
Geração Net, esse é o termo utilizado para descrever nossos filhos e alunos.
Segundo Tapscott, (1998), este termo refere-se aos jovens que já "nasceram cercados por mídia digital".
Mustaro, (20?), diz que esta geração produz indivíduos mais instruídos e confortáveis em relação às inovações tecnológicas.
Babin,(1989) já reflete que eles apresentam menor capacidade de concentração e fragamentação de idéias.
Diante de tantos conceitos diversos, precisamos estar atentos e antenados.
Não há como ignorar a habilidade que esta geração tem em manusear as novas tecnologias. Enquanto estamos indo com o milho eles já estão voltando com o mingau, como diria minha mãe.
E o "mercado" plugado nesse filão, lança a cada dia programas, jogos (especialmente) e o que mais puderem inventar par atrair a atenção desses consumidores em potencial.
A educação, em contra-partida, não se movimenta tão rapidamente quanto deveria e limita-se a assistir quase que passivamente os jovens serem atraídos como moscas para a teia da Web.
Hoje, a sociedade preocupa-se com pedofilia, pirataria, crackers(erroneamente chamados de hackers). Como sempre estamos correndo atrás do prejuízo, quando deveríamos ter acompanhado a evolução e usufruído os benefícios.
E por não termos feito, temos agora que remediar os males causados por aqueles que se aproveitaram para o mal.
Acordemos! Para que possamos canalizar o interesse e habilidade dos jovens para produções produtivas e afastá-los da interatividade de consumo, que os faz perder tempo e intoxicar-se com violência exarcebada.

Um comentário:

Jaqueline disse...

Oi Silvana, é engraçado perceber que hoje dia como as crianças estão, tão sabidas, tão inteligêntes, refiro-me a rapidez como elas se adptam as novas tecnologias, a forma como elas estão tão familiarizada, parecem que não tem dificuldade com o novo, pelo contrário elas ficam bem entusiasmadas e curiosas, acho isso muito proveitoso, porém acho imprescindével que elas sejam orientadas para se desenvolver neste mundo virtual com as novas tecnologias. Gostei muito de sua apresentação e do seu blog também, um dia eu chego lá, rsrsrs.