As tendências pedagógicas se dividem em duas linhas gerais que por sua vez se classificam em sete subtendências. São elas:
Pedagoigia liberal: tradicional, renovada progressivista, renovada não - diretiva e tecnicista.
Pedagogia progressista: libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos.
Como se pode imaginar, cada uma dessas tendências tem oobjetivo de orientar o trabalho feito em sala de aula. E cada uma delas foi pensada com o intuito de "enquadrar" o processo educacional de forma que se tivesse um mínimo de direcionamento para o trabalho educativo. Porém, outros fatores foram e são levados em considreação no momento de se pensar uma linha pedagógica, e dos é o momento político que se está vivendo. Portanto, não há como se dizer que essa ou aquela tendência é melhor, até porque nenhum educador se baseia em apenas uma dessas linhas pedagógicas. Isso não é posssível.
Ao analizarmos as tendências, o que ficou de mais importante é que se faz necessário conhecê-las a fim de que possamos escolher aquela linha com a qual mais nos identificamos, e usá-la como um norteador do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário