sábado, 8 de setembro de 2007

GLOBALIZAÇÃO. É DE FATO UM BICHO PAPÃO?

Achei muito interessante o ponto de vista do profº Michel Serres sobre globalização.
Concordo com a idéia de que o homem tem buscado essa integração cultural há muito tempo através das suas viagens. E também que essa forma de interagir com a cultura do outro é privilégio de poucos. As pessoas consideradas cultas, são aquelas que conviveram com outras culturas e isso não as fez perder a sua própria.
A partir do uso da internet, o acesso à outras culturas está aberto a todos que usem essa tecnologia, que apesar de ainda não serem todos, certamente é em número maior do que os que tem oportunidade de viajar para outros países.
Outro ponto que me fez refletir, foi a sua experiência com a ciência, a partir do conceito de ciência como algo para o bem da humanidade, contrastando com a bomba de Hiroshima.
A ciência tem a pretensão de servir à humanidade, mas a sua utilização está no controle dos homens, dos seus conceitos e interesses.
Se olharmos com cuidado a evolução tecnológica talvez fiquemos em dúvida dos seus benefícios. Não andamos mais a cavalo, ganhamos mais velocidade, mas perdemos muito mais vidas. Só como um exemplo.
Isso não quer dizer que a evolução tecnológica seja uma coisa ruim, mas que precisamos refletir nos prós e contra.
Como no exemplo da internet. Temos à disposição inúmeras oportunidades de informação e possibilidades de crescimento, mas em contra-partida precisamos aprender a lidar com todas essas informações. Da mesma forma que não lemos todos os livros da biblioteca, não teremos como absorver todas as informações disponibilizadas na internet.
Mas o fato delas estarem lá é um excelente recurso para podemos usar.

Nenhum comentário: