terça-feira, 25 de setembro de 2007

INCLUIR SEM EXCLUIR

Após refletir no texto inclusão digital e formações de professores, senti-me frustada e até mesmo enganada(mais uma vez) pelo poder público.
Como identificar as reais intenções que estão por trás de políticas aparentemente corretas?
Como imaginar que as propostas de inclusão digital acabam por se tornar mecanismos para a exclusão que se pretende combater?
Responder a estes questionamentos não é tão fácil. O Governo tem priorizado as questões econômicas e todas as outras precisam de adequar a elas.
Não posso dizer que economia não é importante para o País, mas, me parece que há outros interesses envolvidos, e interesses particulares.
Como educadores precisamos transpor as barreiras, correr atrás das informações que não chegam naturalmente até nós. Só assim, seremos capazes de nos inserir de forma participativa e crítica das diversas questões sociais, dentre elas a inclusão digital.
Fico preocupada ao me deparar com o fato de que estamos sendo treinados para ser meros consumidores, também na área de informática. Já nos achávamos consumidores em função da velocidade com que somos atraídos à substituição das máquinas, mas vejo que a coisa é bem mais séria!
Ainda não estou muito segura quanto ao que fazer para audar meus alunos, especialmente como professora de informática, mas o fato de já estar consciente desta necessidade já é o primeiro passo.

Nenhum comentário: