quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

DIDÁTICA E PESQUISA EM SALA DE AULA

Essa foi uma oficina surpreendente, não apenas pela forma de apresentação da equipe, mas também pelo aprendizado.
Pelo tema, tinha-se a impressão de já se saber tudo que se fazia necessário saber, entretanto, particularmente, aprendi coisas simples, mas extremamente relevantes com relação à aplicação da pesquisa em sala de aula.
Uma das mais surpreendentes, para mim, foi o fato de que a forma correta de solicitação e exposição da pesquisa que se está propondo ao aluno é muito semelhante a uma pesquisa científica. Deve-se apresentar aos alunos os objetivos, a metodologia, enfim todos os elementos para que eles tenham parâmetros para realizar a pesquisa e saiba de que forma será avaliado. Outro ponto importante, é a forma que se vai trabalhar com a pesquisa depois que essa estiver pronta. Se faz necessário, sempre, promover um forma para que o aluno "apresente" o resultado da sua pesquisa, de maneira que o trabalho feito seja valorizado.
Como dito no início, coisas simples, porém extremamente relevantes.

Nenhum comentário: